sexta-feira, 19 de março de 2010

Saiba o que foi discutido e votado pelos vereadores de Paulista, na sessão do dia 22 de fevereiro de 2010

Ata da sessão ordinária realizada aos 22 (vinte e dois) dias do mês de fevereiro de 2010, no salão de reuniões da Câmara municipal de Paulista-PB. A hora regimental do presente expediente, compareceram os seguintes vereadores: Avelino Nogueira da Silva, Possidônio Fernandes de Oliveira Filho, Nilton Dantas Monteiro Filho, Damião de Medeiros Marques, João Bosco de Sousa, Cícero Alves Matias, Evandilson Monteiro de Farias e Josefina Saldanha Veras (Presidente em exercício).

Conferido o quorum legal para delliberar, a senhora presidente declarou aberta a sessão, em primeiro plano apresentando a ata da sessão do dia 12 de fevereiro de 2010, que foi aprovada sem nenhuma discussão por unanimidade de votos do plenário e na sequência apresentou o expediente do dia que constou de Indicação de nº 001/2010, que indica ao senhor prefeito o término do calçamento da rua Benigno Dantas de França, e Indicação 002/2010, que solicita do senhor prefeito a compra de uma pistola automática para ser usada no abate de animais no matadouro público municipal, ambas de autoria da vereadora Josefina Saldanha Veras.

Após apresentar a Pauta, a senhora presidente deu continuidade á sessão, como o grande expediente e facultou a palavra.

Fez uso o vereador Nilton Dantas Monteiro Filho que de início registrou a sua preocupação com a saúde do ex-vereador Francisco das Chagas Wanderley, e em seguida informou que a administração atual acabava de recuperar a passagem molhada do distrito de Mimoso, e que no final desta semana, será construída a passagem molhada do sítio Paxicú.

Para finalizar, o vereador solicitou da senhora presidente que fosse relacionada todas as pessoas ilustres que se tornaram (títulos) DIGO - cidadãos paulistenses, através dos títulos de cidadania aprovados nesta Casa, para que assim seja realizada uma sessão Solene onde os mesmos serão entregues.

Continuando a sessão, fez uso da tribuna também o vereador Possidônio Fernandes de Oliveira que no preâmbulo de suas discussões, falou a respeito da Indicação de sua colega, quanto ao termino do calçamento na rua Benigno Dantas de França, dizendo ele que também já fez esse mesmo pedido, porque sabe a importância dessa pequena obra, principalmente para as pessoas que precisam do serviço de saúde daquela unidade do PSF, sediada naquela rua.

Disse ainda o vereador que o município está carente de obras, mas segundo do senhor prefeito em ma conversa informal declarou que as mesmas ainda não aconteceram porque o município se encontra inadimplente no SIAFI e que teve que arcar com quase dois milhões de reais para limpar ou liberar o seu credito.

Daqui para frente está tudo regular, segundo o chefe do Executivo e muito será realizado na sua administração.

Então disse o vereador Possidônio que está torcendo para que as obras e anunciou que inclusive o deputado Wellington Roberto está destinando para Paulista uma emenda no valor de quatro milhões de reais, e uma unidade do SAMU, que foi adquirida através do Consórcio da Associação dos prefeitos do Médio Piranhas e que unidos a esse consórcio muitos outros benefícios virão.

Aparteou o vereador Nilton Dantas Filho para dizer que isso prova que a união faz a força e adiantou que não é uma unidade do SAMU que o município ganhou, é uma ambulância normal, porém, será de grande utilidade.

Retornando a palavra, o vereador Possidônio disse que a informação que teve é que seria uma ambulância do SAMU, mas qualquer que seja será bem vinda e com certeza muito útil.

Para finalizar, o líder da oposição disse que torce para que tudo isso aconteça, mas ainda é muito importante que os vereadores continuem a cobrar a realização de muitas obras.

Concluídas as palavras do vereador, a senhora presidente voltou a facultar a palavra. Dessa feita fez uso o vereador Evandilson Monteiro de Farias que se pronunciou a respeito da construção da passagem molhada do distrito de Mimoso, dizendo que infelizmente a reforma que foi feita na passagem molhada do Mimoso não resolve o problema.

A questão lá é que o riacho é de correnteza muito forte e o que precisa ser reforçado são as pontas ou seja a entrada e saída daquele pontilhão pois só assim será evitada a destruição da referida ponte em uma nova enchente.

Assim sendo, o nobre vereador pediu ao líder do senhor prefeito que levasse o pedido ao senhor prefeito para ser concluída aquela obra.

Em seguida, usou também a palavra o vereador Cícero Alves Matias, apenas para mais uma vez pedir pela construção da passagem molhada do senhor Ramo Marreiro, que segundo ele, é uma grande necessidade daquela população e que irão com certeza agradecer muito.

Na sequência, o vereador João Bosco de Sousa disse que estava muito satisfeito porque a administração já iniciou a obra do sitio Paxicú e anunciou que no sábado quando o serviço vai de fato acontecer irá acompanhar para também dá a sua parcela de contribuição, já que conhece de perto aquele problema.

Após usar a tribuna o vereador assumiu a presidência e a vereador Josefina Saldanha Veras passou a fazer uso da tribuna.

Usando a palavra, a vereadora agradece ao deputado Wellington Roberto por ter direcionado a sua emenda ao nosso município e que esse dinheiro sirva também para fazer uma quadra de esporte para os desportistas da cidade.

Justificou as indicações de sua autoria, dizendo que solicitou a compra de uma pistola automática para o matadouro porque viu a necessidade, já que os marchantes pagam por cada abate R$ 8,00 (oito reais) e só no dia de hoje seriam abatidos 11 (onze) animais.

Pediu ainda a vereadora, que o líder do senhor prefeito levasse ao seu conhecimento que lá também não havia água nem para lavar as mãos, então que seja regular o abastecimento de água naquela unidade, para que se evite transtorno no futuro.

Aparteou o vereador Nilton Dantas Filho, para informar a vereadora que já existe uma quadra de esporte na escola José Jerônimo e que tem uma grande estrutura e sobre a água do matadouro o vereador indagou para que seria a água se para a limpeza do prédio ou para os animais beberem.

De qualquer forma, afirmou que o abastecimento de lá é regular e se faltou hoje o fato é inédito.

Retornando a palavra, a vereadora Josefina Saldanha disse que a água é para a higiene do prédio, pois todos sabem que o gado não bebe água antes do abate e disse que quanto ao calçamento indicado lá é prioritário pois está intransitável e a rua da acesso a um posto de saúde.

Então que o assunto seja levado ao conhecimento do senhor prefeito porque muitas vezes ele não toma conhecimento e precisa que alguém reivindique.

No final, o vereador Nilton Dantas Filho disse que com certeza o prefeito tem conhecimento de todos os problemas, pois é um administrador atento e participativo.

Concluído o debate dos senhores vereadores, a presidente em exercício reassumiu a cadeira e verificando que ninguém mais queria fazer uso da palavra, suspendeu a sessão por alguns minutos.

De volta aos trabalhos, foi feita a leitura da lista de presença e não havendo matéria para a ordem do dia, a sessão foi encerrada, que para constar, eu Maria de Fátima Silva Oliveira (secretária), lavrei a presente ata que será pela Mesa Diretora assinada se for aprovada em plenária.

APROVADA POR UNINIMIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não aceitará os comentários que contenham ofensas pessoais.
Sua mensagem será analisada pela coordenação do site, e, se aprovada, será postada nas próximas horas.
Agradecemos pela compreensão.