sexta-feira, 15 de maio de 2009

Vereador Possidônio apresenta Projeto de Lei que homenageia Padre Solon

Começou a tramitar nas comissões da Câmara municipal de Paulista o Projeto de Lei, número 003/2009, de autoria do vereador Possidônio Fernandes (foto), do PSB, que dá o nome de Padre Solon Dantas de França à ponte (passagem molhada) sobre o Rio Piranhas, na sede do município.

Durante pronunciamento na tribuna da Casa “Benedito Jerônimo dos Santos”, o parlamentar enfatizou o trabalho desenvolvido pelo padre, afirmando que o povo de Paulista jamais esquecerá o que ele fez pelo município, citando o hospital, escola, creche e outras conquistas, que resultaram em melhorias para os cidadãos paulistentes.

“É apenas uma pequena homenagem a este homem que tanto fez por esta terra. O maior benfeitor de Paulista”, declarou Possidônio.

O projeto deverá ir à votação na sessão da próxima sexta-feira, dia 22, e Possidônio disse acreditar que sua propositura será aprovada por unanimidade de votos.

Para justificar seu pedido, ele anexou um resumo da vida sacerdotal e pessoal do Padre Sólon:

JUSTIFICATIVA
Senhores Vereadores,
PE. SOLON DANTAS DE FRANÇA nasceu aos quatro de maio de 1935, no sítio Várzea da Serra, município de Paulista-PB, filho do saudoso poeta e repentista Belarmino Fernandes de França e de Dª Emerentina Dantas de Sousa.

Ao nascer somos predestinados por Deus e seguimos as nossas aptidões, desenvolvendo nossos talentos e inclinações. Tudo isto é o que chamamos de vocação. Inserido neste contexto Pe. Solon despertou a sua vida vocacional a partir de um convite de Dom Zacarias Rolim de Moura, bispo de Cajazeiras, em 12 de novembro 1954, por ocasião de uma Missa que foi celebrar em Paulista.

Ele não hesitou, aceitou o convite. No início de 1955, em 27 de fevereiro ingressou no Seminário de Cajazeiras, sendo recebido pelo Reitor, Pe. Luiz Gualberto de Andrade.

Depois de um longo período de formação e experiências religiosa, em cumprimento a resposta ao chamado de Deus, há 10 de julho de 1968 foi celebrada a sua Ordenação Sacerdotal, na Igreja Matriz de São José de Paulista com a presença de Dom Zacarias e vários Padres de Cajazeiras e outros mais, quando ás 17h, celebrou a sua primeira Missa Solene, bem como, sua nomeação para Vigário da Matriz Catedral de Nossa Senhora da Piedade de Cajazeiras e Cura da Santa Sé assumindo tais funções há 15 de julho de 1968. Após um ano de sua Ordenação, foi destinado para Pombal, assumindo a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em 15 de junho de 1969.

Célebre Sacerdote! Inteligente, virtuoso, devotado a causa da sua Igreja e do seu rebanho. Administrou a nossa Paróquia por mais de trinta anos com austeridade dedicação e muito amor.

Além da Paróquia de São José de Paulista, também administrou as paróquias de Nossa Senhora do Bom Sucesso em Pombal, São Pedro, São José de Lagoa, e São Sebastião de São Bento. Assumiu por várias vezes a Paróquia de Coremas. Perspicaz, humano e amigo! Possuidor de um Currículo admirável.

Promoveu outras atividades. Foi professor de Língua Portuguesa e Educação Moral e Cívica do Seminário e do Colégio Comercial “Mons. Constantino, ambos de Cajazeiras.

Em Pombal: Professor de Português da Escola Estadual de 1° e 2° Graus “Arruda Câmara”. Diretor do Hospital e Maternidade “Sinhá Carneiro. Diretor do Colégio “Josué Bezerra”. Diretor do Educandário “Nossa Senhora de Fátima”. Diretor da Escola de 1° Grau “São Vicente de Paulo. Diretor e Fundador da Creche “Pequeno Príncipe”.

Em Paulista: Diretor e Fundador do Hospital “Emerentina Dantas”. Diretor Fundador da Creche “Robson Araújo Veras”. Diretor Fundador da Escola Paroquial “Cândido de Assis Queiroga”. Fundador da Casa de Retiro de Apoio à Diocese, intitulada “Nova Betânia. PE.SOLON ainda promoveu a realização de dezenas de obras de infra-estrutura em nosso Município, algumas feitas no anonimato, através de doações de amigos, políticos ou através de mutirões, mas todas em prol do povo da nossa Região, a exemplo da construção da referida Passagem Molhada sobre o Rio Piranhas.

Obra de relevante importância para o desenvolvimento sócio econômico de toda Região. Não podemos deixar de lembrar-se da Comarca da nossa cidade, obra que ele sempre sonhou junto ao povo de paulista. Lutou e conseguiu, mesmo já estando enfermo.

Constatamos senhores parlamentares, que a vida do nosso inesquecível PE. SOLON foi toda uma verdadeira doação, aos seus irmãos fazendo jus ao seu Lema de Ordenação: “Volta para o meio do povo de onde saíste, e, santifica-os” Êxodo 19,10.

Senhora Presidente, senhores vereadores, eu passaria várias sessões, consumiria centenas de folhas e gastaria quilos de tinta, e mesmo assim não conseguiria relatar toda obra do nosso saudoso e inesquecível PE. SOLON, por isso, tenho certeza que esta humilde síntese é o bastante para justificar essa pequena homenagem.

Câmara Municipal de Paulista-pb, em 15 de maio de 09.
Possidonio Fernandes de O. Filho.
Vereador do PSB.

8 comentários:

  1. quero parabenizar ao vereador possidônio por essa homenagem ao nosso querido pe. Solon que foi um grande benfeitor que fez com que esta terra crescesse e deselvolver-se.

    ResponderExcluir
  2. por menos um para lembrar de pe. solon, porque os outros já esqueceram. parabéns vereador possidonio por esta justa homenagem, os que passarem naquela ponte vão se lembrar sempre do grande homem que foi pe.solon.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Boa Tarde Exmo. Vereador(ª)!!

    A Coover: Comunidade dos Vereadores Brasileiros, esta disponibilizando mais um canal de publicação de notícias aos Senhores Vereadores e Câmaras Municipais, pois este canal possibilita aos Exmos Vereadores mostrarem aos seus eleitores o que realmente seus representantes municipais estão fazendo em prol de sua comunidade. Dê-nos esta honra de podermos publicar notícias de seus Gabinetes, pois isto não custa nada é de graça. Exmos. Vereadores, Façam como milhares de vereadores do Brasil todo e Câmaras Municipais e publiquem nos Blogs da Coover: Comunidade dos Vereadores Brasileiros, é só dar uma espiada nos endereços abaixo: http://www.comunidadedosvereadores.blogspot.com ; http://www.coover.wordpress.com ; http://www.coover.zip.net Site: www.coover.com.br

    Um abraço, saudações e aguardamos notícias.
    Coover

    ResponderExcluir
  4. parabenizo possidonio por lembrar do inesquecivel padre solon, mas acho que colocar o nome do padre em uma passagem molhada é muito pouco para o que representa padre solon para paulista.

    ResponderExcluir
  5. Se eu podesse mudaria o nome da Cidade e colocaria "PE. SOLON DANTAS DE FRANÇA", como não posso, faço o possível, o importante é não esquecer daquele que ajudou a construir e difundir o nome desta cidade no Brasil e no Mundo. A referida passagem molhada tem uma importância bem maior do que a dão para nosas cidade e Região.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns vereador Possidonio pela iniciativa, Padre Solon merece ser homenageado por esta terra tão querida.

    ResponderExcluir
  7. MARIA JOSE ALVES MEDEIROS24 de maio de 2010 às 13:50

    EM CADA ESQUINA DE PAULISTA, HÁ AS MÃOS FIRMES E PRESENTES DE PADRE SOLON.EM CADA CIDADÃO QUE EXISTE(EXISTIU) ESTÁ ENRAIZADO EM SI OS SONHOS DESTE DIGNO SACERDOTE, DESTE SER HUMANO(COISA QUE MUITA GENTE NÃO SABE O QUE É).MESMO AQUELES QUE NÃO CONVIVERAM DIRETAMENTE LIGADOS A ELE, TEM EM SUA ALMA AS MARCAS DOS IDEIAIS DE UMA VIDA MAIS JUSTA E DIGNA À POPULAÇÃO DE PAULISTA. QUEM PLANTA OPORTUNIDADES DESEJA QUE ESTAS SEJAM REGADAS COM JUSTIÇA E BONDADE...JUSTIÇA E BONDADE, PAULISTA.

    ResponderExcluir

Este blog não aceitará os comentários que contenham ofensas pessoais.
Sua mensagem será analisada pela coordenação do site, e, se aprovada, será postada nas próximas horas.
Agradecemos pela compreensão.