sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vereador Possidônio diz que aliados do prefeito estão tentando ameaçá-lo, por denúncias feitas por ele

Ao levar ao conhecimento de todos os parlamentares e à população de Paulista, que tramita no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) uma Representação eleitoral, impetrada pelo Ministério Público do Estado, contra o atual prefeito do município, Severino Pereira, além do governador Ricardo Coutinho, dos deputados Efraim Filho (federal) e Janduy Carneiro (estadual), do ex-governador Cássio Cunha Lima, ex-senador Efraim Morais e contra Monaci Marques, por crimes de conduta vedada, durante a campanha eleitoral de 2010, o vereador Possidônio Fernandes (PSB-foto), disse que está sendo vítima de ameaças, e acusou correligionários do prefeito de tais atitudes.

Em discurso feito na tribuna da Câmara, na sessão desta sexta-feira, dia 04 de fevereiro, o parlamentar informou que os boatos que circulam na cidade são de que partiram dele a denúncia citada.

“Eu apenas fui chamado para depor no ministério público, sobre a agressão que eu sofri, no dia do comício da coligação, no ano passado, mas quem ofereceu a denúncia foi o Procurador Geral”, disse ele na tribuna da Câmara.

O vereador disse também que foi humilhado em praça pública e que apenas “defendeu sua honra”.

“Deixe que a Justiça apure as denúncias”, conclamou ele.

OUTRAS REIVINDICAÇÕES:
Possidônio também cobrou que a prefeitura encaminhe com urgência um projeto para reajustar o salário dos motoristas do município.

“O salário já é pequeno e sem reajuste fica pior”, disse.

Ele ainda solicitou que a prefeitura remeta à Câmara os últimos balancetes da administração, lembrando que desde setembro de 2010 que essa obrigação do Executivo não está sendo cumprido.

Laurenice é escolhida nova líder da oposição de Paulista, na Câmara de vereadores

Exercendo seu segundo mandato, além de ter ocupado a presidência da Câmara municipal no biênio 2009/2010, a vereadora Maria Laurenice Pereira de Oliveira (PR-foto), assumiu nesta sexta-feira (04) o que ela chamou de “mais um desafio”: a liderança da oposição na Câmara de Paulista.

A escolha da parlamentar aconteceu de forma unânime pelos outros seis vereadores, que integram a bancada oposicionista ao governo municipal.

As boas vindas à nova líder foram dadas pelo vereador Possidônio Fernandes, que ocupou a mesma função no último biênio.

No primeiro discurso como líder, Laurenice cobrou da secretaria de Saúde o envio do calendário de atendimento das equipes de PSF de Paulista, para que os vereadores tenham essa informação.

Segundo ela, é preciso também que a prefeitura explique o motivo da ausência do médico do posto do sítio Sanharão, que está há 4 meses sem atender aos moradores daquela localidade rural.

Denunciou, ainda, a falta de vacinas nos postos de saúde da cidade, enfatizando que ele mesma constatou o fato, ao tentar vacinar crianças de sua família e não conseguiu.

“Tive que me deslocar até a cidade de São Bento para que vaciná-las contras Hepatite”, criticou Laurenice.

Na primeira sessão de 2011, Câmara de vereadores de Paulista instala CPIs para investigar prefeito Severino

A Câmara Municipal de Paulista decidiu, por maioria de votos, na primeira sessão de 2011 realizada nesta sexta-feira (04), instalar duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para apurar denúncias de atos de improbidade administrativa e a prática de nepotismo, na gestão do prefeito Severino de Orismídio.
De autoria dos sete vereadores, que integram a bancada de oposição na Câmara, as CPIs tiveram a tramitação iniciada na mesma sessão, após os oposicionistas vencerem todas as proposituras apresentadas, como a dispensa de análise nas comissões da Casa e de segunda votação, aprovada em primeiro turno.

Em ambas as votações, apenas os vereadores Nilton Dantas e Avelino Nogueira, do PTB, votaram a favor do prefeito.

Na primeira CPI, os vereadores denunciam que o prefeito Severino Pereira Dantas (PTB) praticou nepotismo, no âmbito da administração municipal, nomeando cerca de 26 parentes diretos do gestor, com gastos estimados em R$ 324 mil, por ano.

“Dentre os parentes beneficiados pelo prefeito e seu vice-prefeito estão filhos, genros, primos, sobrinhos”, diz um trecho da denúncia.

Quanto ao crime de improbidade, a bancada de oposição diz que se deu com o não envio dos balancetes do Poder Executivo, para o Legislativo, dentro do prazo previsto em Lei, mesmo após diversos requerimentos encaminhados.

O Procurador jurídico da Casa, advogado Eduardo Cabral, explicou que a CPI tem a finalidade apenas de investigar e não de cassar.

“Após a conclusão da investigação é que se instala ou não uma comissão processante, que tem o poder de determinar o afastamento do prefeito”, esclareceu.

O prazo previsto para conclusão da investigação é de 90 dias. As duas CPIs terão como membros os vereadores Possidônio Fernandes, Nilton Dantas Monteiro e Laurenice Pereira.

Os documentos são assinados pelos vereadores Possidônio Fernandes (PSB), Maria Laurenice Pereira (PR), João Bosco de Sousa (PR), Cícero Alves Matias (PR), Evandilson Monteiro de Farias (PTB), Damião Marques de Medeiros (Doca Félix-PTB) e a presidente Josefina Saldanha Veras (Finoca-PR).

OUTRO LADO:
Nesta sexta-feira (04), o assessor de Imprensa da prefeitura, radialista Nil Alcântara, disse na rádio Liberdade FM de Pombal que o prefeito Severino de Orismidio não teme as investigações.

“Pelo contrário, as defendo”, disse o gestor, acrescentando que a oposição cria factóides com coisas pequenas.

“Essa atitude ainda é rescaldo do último pleito eleitoral. Ao final veremos quem está com a verdade”, declarou.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Finoca toma posse como nova presidente da Câmara de Vereadores de Paulista

A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Paulista-PB, que tem à frente a vereadora Josefina Saldanha Veras (Finoca) PR, foi empossada neste sábado dia primeiro de Janeiro de 2011, em sessão solene que aconteceu às 9h00 na Casa “Benedito Jerônimo dos Santos”.